Realizamos uma pesquisa, via e-mail e outros meios, questionando 5 itens fundamentais, escolhidos a dedo pela professora responsável pelo nosso projeto, para a eleição que ocorrerá no dia 03 de Outubro para os mais desinformados.
A primeira pergunta era simples e fácil de ser respondida, qual meio de propaganda era tida como mais útil na hora da escolha do candidato, dentre as opções estavam, horário eleitoral (obrigatório), carros de som (que perturbam a todos, e sempre passam nos horários mais desagradáveis), panfletos (aqueles encontrados no chão de toda a cidade, poluindo e sujando o que já é bem sujo), comícios (que só os integrantes do partido participam), corpo a corpo (o modo mais tradicional de fazer política).
Por incrível que pareça, a opção mais votada foi o horário eleitoral, mas o interessante é que a maioria das pessoas que respondeu isso, quando perguntamos se elas assistiam a este, a resposta foi quase sempre, "não, é muito chato, mas é importante" POXA vida, se você julga importante, por que não assiste? a resposta é simples, porque as pessoas acham que política é brincadeira. O segundo mais citado, não estava dentre as opções, que é o debate via TV e radio, pois segundo os entrevistados era um meio muito mais interessante e menos desagradável de conhecer melhor os candidatos, e as suas propostas, muitos disseram até que era nos debates que escolhiam seus candidatos.
A segunda era para saber quais investimentos eram mais importantes para o desenvolvimento de nossa região, as opções eram, educação, saúde, transporte, infra-e
strutura, serviços públicos e outros, não podemos deixar de esclarecer que necessitamos de investimentos em todas essas áreas, mas como nada é conto de fadas, vamos nos contentar se os futuros representantes do país investirem mais em educação e saúde, que por
sinal foram os dois itens mais votados. Nós duas esperamos finamente que quem ganhe o poder do estado e do país preste atenção nessa parte da pesquisa, pois o país berra por uma educação pública mais qualificada para termos chances de crescer, chances de formar bons profissionais e crescer como pais. Sobre a saúde não precisamos nem comentar nada.

A terceira pergunta era algo muito peculiar, queriamos saber quais informais eram mais relevantes para a escolha de um candidato, as opções eram, histórico político, instrução, ficha limpa, partido político e outros, os resultados dessa questão foram bizarros, os mais votados foram histórico político e instrução, CARAMBA, temos um presidente semi-analfabeto, e a m
aioria dos nossos representantes estão envolvidos em fiascos envolvendo o dinheiro público, e mesmo assim 80% da população ( esse número deve ser o número de beneficiados nas bolsas-sei-la-o-que que o presidente proporciona, bolsas essas que enganam e iludem a população) e os preferidos nas pesquisas não são nem um pouco flor que se cheire, MEU DEUS, olhem o que vocês responderam
na hora da pesquisa e apliquem isso na hora da eleição.

A quarta pergunta era, qual o tempo que levava para a decisão do seu voto, as opções eram, 2 meses, 1 mês, uma semana e na data da eleição, VERGONHA, nessa resposta, por incrível que pareça o mais votado foi uma semana antes, é inacreditável que alguém decida o futuro do país em uma semana, todos deviam estar muito ocupados que não poderiam perder tempo escolhendo os representantes do país.

A quinta e ultima pergunta era o critério de escolha para presidente, as opções eram, partido, propostas, coligações, pesquisas e credibilidade, e o mais votado foi credibilidade, se as pessoas acham isso como que colocam bandidos e corruptos no poder?

Depois disso tudo, fica a certeza que para essa população falta cultura, e ainda estamos muito longe de ser um país desenvolvido.