domingo, 30 de maio de 2010

cadê a cidadania?

Sei que eu não deveria postar nada fora do nosso periodo curto na informática, só que 50 minutos numa sala barulhenta onde muitos estão mais preocupados com as fotos da ultima festa do que com o assunto trabalhado nos blog, é realmente bem complicado, e acaba comprometendo o conteúdo.
Então aqui estou, em pleno domingo,as 23:22 para refletir, sobre o motivo pelo qual viemos ao mundo.
Quando eu saio nas ruas eu vejo uma realidade tão cruel e ao mesmo tempo tão conformada. Eu vejo indigentes que estão vivendo abaixo do nível de saneamento básico, sem comida, tendo que se submeter a situações literalmente humilhantes, não que eu acho que não ter dinheiro seja humilhante, mas rastejar pelo lixo das pessoas, é muito humilhante. Isto me revolta, mas dai eu penso, não sou que deveria estar revoltada, eu tenho casa, tenho comida, uma vida saudável e com uma ótima qualidade de ensino, pronta para ter um futuro brilhante, quem deveria estar revoltado batendo as portas das secretarias e prefeituras, são essas pessoas, que passam por isto, afinal são pessoas não bixos.
Será que viemos ao mundo para nos submetermos a essas situações? é lógico que não, isto só tomou esta proporção porque ninguém se uniu, não adianta revoltar-se na sala durante o Jornal Nacional, tem que se unir, tem que sair as ruas com um único objetivo, qualidade melhor de vida, uma sociedade mais justa, não quero, até porque sou realista que o governo dê para esses indigentes apartamentos luxuosos,bolsas em escolas particulares e um chef cuca preparando a comida. Eu imploro por empregos para esses indigentes, e não adianta vir com a desculpa de que eles não querem, pode sim haver um que não queira, mas com certeza outros vão querer. Só que infelizmente, ninguél em pleno século XXI numa sociedade extremamente egoísta vai brigar por essas pessoas, são elas que tem que ir atrás dos seus próprios direitos. Quando eu quero algo dos meus pais por exemplo, eu não posso ficar esperando que o além peça ou convensa meus pais do que eu quero, eu tenho que ir atrás, se não, caso perdido.
Viemos ao mundo para sermos calados por policiais armados que teriam que nos defender? viemos ao mundo para conviver com situações como essas mostradas no video da cidadania? Ou simplismente viemos ao mundo para passar despercebido? cadê a atitude? cadê a cidadania?

Um comentário:

  1. Acho que todos deviam chegar a conclusão e admitir que a cidadania não existe mais. As pessoas não tem um pingo de orgulho no rosto, e se escondem atrás de figuras autoritárias que pouco sabem (se é que sabem) mais que elas.
    Não queremos que ninguém vire um mártir revolucionário, mas seria muito bom ver um pouco de atitude tanto do político quanto do povo também!

    ResponderExcluir